A diretoria da Liga dos Blocos Tradicionais e também representantes dos Blocos Alternativos se reuniram na segunda-feira (24/01) com a governadora em exercício no DF, Celina Leão, no Palácio do Buriti, na pauta do carnaval de rua de 2023. Os participantes apresentaram as demandas e os desafios para colocar os blocos carnavalescos nas ruas do DF.
O presidente da Liga dos Blocos Tradicionais, Paulo Henrique, pediu a volta dos desfiles oficiais e manutenção dos locais da realização de cada evento, ainda enfatizou que os recursos do FAC Brasília Multicultural I Nº 04 /2022, não são suficientes para arcar com as despesas dos desfiles, sendo previsto somente um dia de apresentação por cada agremiação e que ainda 03 Blocos (Asé Dudu, Menino de Ceilândia e Galinho de Brasília) não tiveram interesse em participar do edital devido ao valor recurso baixo ofertada pela linha do edital.
Para Jean Costa, diretor do Bloco dos Raparigueiros, é importante suplemento de recursos para que ‘’possamos realizar um grande Carnaval e ressaltou que estamos enfrentando grandes dificuldades para contratação de prestadores de serviço devido os valores da planilha do FAC’’.
Outra demanda apresentada pelos carnavalescos foi a desburocratização do licenciamento. “Temos que simplificar o máximo possível e atualizar a lei dos eventos 5.281/2013, além da isenção de taxas dos órgãos, pois nosso carnaval é totalmente gratuito para os foliões do DF”, esclarece Costa.
A governadora Celina mostrou preocupação com a exposição dos dirigentes dos blocos e garantiu que vai estudar alternativas para garantir a tradição dos desfiles e prometeu dar uma celeridade juntamente com os Secretários e parlamentares para que a Cidade faça um grande Carnaval com paz, tranquilidade e muita segurança.
O secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues, afirmou que Brasília terá, sim, sua festa de Momo. “Vamos ter Carnaval. Será o carnaval do amor, da reconciliação, Brasília está precisando disso. Estamos trabalhando nisso, com todo o cuidado, envolvimento e participação da sociedade civil. Vamos trazer alegria para a cidade”, destacou Rodrigues.
Já a deputada Dayse Amarilio (PSB) disse que “me coloco à disposição meu gabinete está de portas abertas para debater essas e outras questões, buscar soluções e auxiliar nossos fazedores de cultura a realizarem uma festa linda, alegre, segura e que nos traga a alegria e a paz que tanto precisamos”.
Ela garantiu que nos próximos dias vai se reunir com a governadora e seu secretariado para discutir ações concretas para que a festa aconteça de forma ordeira e possa contar com o auxílio do Estado. “Precisamos de paz, de cultura e de alegria! Brasília vai ter carnaval, sim”, relatou.
A governadora Celina mostrou preocupação com exposição dos dirigentes dos blocos e garantiu que vai estudar alternativas para garantir a tradição dos desfiles e prometeu dar uma celeridade juntamente com os Secretários e parlamentares para que a cidade faça um grande carnaval com paz, tranquilidade e muita segurança. Por fim, o presidente da Liga dos Blocos Tradicionais, Paulo Henrique, parabenizou a governadora pelo pronto atendimento aos carnavalescos e disse: “Reunião foi bastante produtiva estamos muitos confiantes e otimistas que teremos nosso pleito atendido, queremos voltar com força máxima para fazermos um grande Carnaval em 2023.”