GOVERNADORA CELINA RECEBE BLOCOS TRADICIONAIS E CARNAVALESCOS PARA REALIZAÇÃO DO CARNAVAL DE RUA 2023

A diretoria da Liga dos Blocos Tradicionais e também representantes dos Blocos Alternativos se reuniram na segunda-feira (24/01) com a governadora em exercício no DF, Celina Leão, no Palácio do Buriti, na pauta do carnaval de rua de 2023. Os participantes apresentaram as demandas e os desafios para colocar os blocos carnavalescos nas ruas do DF.

O presidente da Liga dos Blocos Tradicionais, Paulo Henrique,  pediu a volta dos desfiles oficiais  e manutenção dos locais da realização de cada evento, ainda enfatizou que os recursos do FAC Brasília Multicultural I Nº 04 /2022, não são suficientes para arcar com as despesas dos desfiles, sendo previsto somente um dia de apresentação por cada agremiação e que ainda 03 Blocos (Asé Dudu, Menino de Ceilândia e Galinho de Brasília) não tiveram interesse em participar do edital devido ao valor recurso baixo ofertada pela linha do edital.

Fotos de Isis Dantas

Para Jean Costa, diretor do Bloco dos Raparigueiros, é importante suplemento de recursos para que ‘’possamos realizar um grande Carnaval e ressaltou que estamos enfrentando grandes dificuldades para contratação de prestadores de serviço devido os valores da planilha do FAC’’.

Outra demanda apresentada pelos carnavalescos foi a desburocratização do licenciamento. “Temos que simplificar o máximo possível e atualizar a lei dos eventos 5.281/2013, além da isenção de taxas dos órgãos, pois nosso carnaval é totalmente gratuito para os foliões do DF”, esclarece Costa.

A governadora Celina mostrou preocupação com a exposição dos dirigentes dos blocos e garantiu que vai estudar alternativas para garantir a tradição dos desfiles e prometeu dar uma celeridade juntamente com os Secretários e parlamentares para que a Cidade faça um grande Carnaval com paz, tranquilidade e muita segurança.

O secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues, afirmou que Brasília terá, sim, sua festa de Momo. “Vamos ter Carnaval. Será o carnaval do amor, da reconciliação, Brasília está precisando disso. Estamos trabalhando nisso, com todo o cuidado, envolvimento e participação da sociedade civil. Vamos trazer alegria para a cidade”, destacou Rodrigues.

Já a deputada Dayse Amarilio (PSB) disse que “me coloco à disposição meu gabinete está de portas abertas para debater essas e outras questões, buscar soluções e auxiliar nossos fazedores de cultura a realizarem uma festa linda, alegre, segura e que nos traga a alegria e a paz que tanto precisamos”.

Ela garantiu que nos próximos dias vai se reunir com a governadora e seu secretariado para discutir ações concretas para que a festa aconteça de forma ordeira e possa contar com o auxílio do Estado. “Precisamos de paz, de cultura e de alegria! Brasília vai ter carnaval, sim”, relatou.

A governadora Celina mostrou preocupação com exposição dos dirigentes dos blocos e garantiu que vai estudar alternativas para garantir a tradição dos desfiles e prometeu dar uma celeridade juntamente com os Secretários e parlamentares para que a cidade faça um grande carnaval com paz, tranquilidade e muita segurança. Por fim, o presidente da Liga dos Blocos Tradicionais, Paulo Henrique, parabenizou a governadora pelo pronto atendimento aos carnavalescos e disse: “Reunião foi bastante produtiva estamos muitos confiantes e otimistas que teremos nosso pleito atendido, queremos voltar com força máxima para fazermos um grande Carnaval em 2023.”