Galinho de Brasília atrai mais de 100 mil pessoas nos dois dias de desfile

O Galinho de Brasília com sua tradição carnavalesca de Pernambuco faz história no carnaval de rua brasiliense 2017. Desta vez, reunindo mais de 100 mil pessoas no sábado (25/02) e segunda (27/02), com concentração no Setor de Autarquia Sul, às 16h.

Apesar da chuva que ocorreu nos dois dias de carnaval, os foliões continuaram fiéis na participação no bloco. “Galinho de Brasília é carnaval com cultura, até o público do bloco é diferente, não perco um ano”, destacou Ademar Silva, 46 anos, funcionário público.

O primeiro carnaval de rua do Galinho de Brasília aconteceu em 1992, estimulado pela dificuldade do povo nordestino que morava na Capital e não tinham condições de se deslocar para Pernambuco, ou para outras cidades nordestinas. Com isso, o bloco surgiu com o objetivo de recuperar as tradições culturais nordestinas e passar para as novas gerações do Distrito Federal.

Para reforçar ainda mais as tradições pernambuquenses, o Galinho de Brasília conta com a orquestra Marafraboi, que tem 25 músicos guiados pelo maestro Fabiano. “Essas marchinhas de carnaval que só tem no Galinho me relembram a minha infância no nordeste, além de me trazer várias lembranças boas, me alegro muito com cada canção”, declarou Maria das Graças 63 anos, aposentada.

Além das músicas de Recife, o bloco contou com dançarinos de frevo e com desfiles de bonecos de Olinda. O público participante também estava a maioria com fantasias bem criativas, algumas que causaram até polemica entre os foliões. “Eu vim fantasiado, pois essa é a graça do carnaval de rua, entrei mesmo no clima e estou me divertindo bastante”, finalizou André Luiz, 22 anos, estudante de artes cênica.

 

Redação Liga dos Blocos Tradicionais