galinho de brasília

CARNAVAL 2025

45Manifestação Cultural: BLOCO DE FREVO

Histórico
Vai ter frevo de novo no Carnaval de Brasília! O Galinho de Brasília, criado por amigos pernambucanos inspirados no Galo da Madrugada, arrasta milhares de pessoas da Capital, há mais de 30 anos, com um dos desfiles mais tradicionais da cidade.

Trio elétrico, instrumentos de sopro, passistas, sombrinhas de frevo e fantasias coloridas garantem a festa do Galinho – pedaço do Recife que sai às ruas com concentração na Esplanada dos Ministérios a partir das 16h. São jovens, velhos e crianças que dançam e cantam o carnaval na capital.

O Galinho de Brasília, hoje, conta com a Orquestra do Galinho sob a batuta do Maestro Fabiano Medeiros, da Orquestra Popular Marafreboi. São músicos vindos, em sua maioria, dos principais focos de execução de frevos no país. Afinal de contas, para que um frevo seja executado em sua raiz, não basta apenas que os músicos saibam ler uma partitura. É preciso que esteja no sangue.


DESFILE:


Data: 03/03/2025 (Segunda-feira)

Horários de início e término:

GALINHO DE BRASÍLIA: Das 14 às 22h

Local / percurso dos desfiles: Gran Folia – Esplanada dos Ministérios

Atrações Galinho:

Orquestra do Galinho, Fantasias, Passistas de frevo, Trenzinho do Galinho e Bonecos gigantes.

Membros da diretoria

VITÓRIA HILDA CARDIM DE CARVALHO

DINALDO DOMINGUES
FRANKLIN MACIEL TORRES
VILMAR BATISTA TORRES
DULCE VILAS BOAS DOMINGUES
ROMILDO DE CARVALHO JÚNIOR – Presidente
MARTA MAHON DE CARVALHO
MIRIAM CONCEIÇÃO CARDIM DE CARVALHO BRASIEL

SERGIO LUIZ DE FARIA BRASIEL – Diretor Executivo
MÁRCIO GUILHERME DE BOAMORTE SILVEIRA

DINALDO DOMINGUES FILHO
WENDY PALMEIRA DUÁILIBE DOMINGUES

ANGELA FERNANDA CARDIM DDE CARVALHO


GRAN FOLIA

  1. Data:

01/03/2025 (Sábado)

 

  1. Horários de início e término: 

Início: 22h30

 

  1. Local / percurso dos desfiles:

LOCAL: Esplanada dos Ministérios – Gran Folia 



Contatos :
Romildo de Carvalho Júnior:

Tel: 98131-9759

Email:

romildocarvalho@gmail.com

Sérgio Brasiel

Tel: 99949-0109

Email:

sergiobrasiel@yahoo.com.br

Endereço das Redes sociais:
Instagram: Galinhobsb

Facebook: Galinho de Brasília

Vídeos e fotos (10 fotos e um link do youtube)
Vídeo:

https://www.instagram.com/p/B_AwaRGjKcb/?igsh=ZDN6Y3Y3bGd1bHV1

Como tudo começou…
Foi a saudade de um grupo de pernambucanos, freqüentadores dos carnavais de Olinda e Recife, liderados por Romildo Carvalho (1926-2000), idealizador e criador do primeiro estandarte do bloco, que fez surgir em 1992, apenas uma semana antes do carnaval, o bloco “Galinho da Madrugada… Por Enquanto”, numa clara alusão ao bloco pernambucano “O Galo da Madrugada”.
“… Galinho, seu estandarte
É mais que arte é emoção…”
(trecho da música Galinho no Frevo – Dinaldo Domingues)

O Galinho nasceu de mansinho, porém, forte o suficiente para continuar espalhando o seu canto por toda a Brasília até o dia de hoje. O primeiro carnaval do Galinho de Brasília aconteceu em 1992, motivado pela dificuldade de boa parte dos foliões Nordestinos de passar o carnaval em Pernambuco, em virtude do confisco das poupanças de todos nós brasileiros, o que impossibilitava o deslocamento dos que desejavam brincar o carnaval não só na capital pernambucana como também em diversas cidades do Nordeste, o que motivou, após o Carnaval, a fundação do Grêmio Recreativo da Expressão Nordestina – Galinho de Brasília. Foram exatamente alguns dos foliões que participaram desta primeira manifestação do Galinho, que em assembléia, fundaram o Grêmio Recreativo da Expressão Nordestina – G.R.E.N – Galinho de Brasília, com o objetivo maior de recuperar para Brasília, e conseqüentemente para o Brasil, os valores das tradições culturais nordestinas, que vão sendo esquecidos, com e pelo tempo. Com o Galinho de Brasília, trazendo o frevo pernambucano, ancorado no bloco O Galo da Madrugada – O maior bloco de carnaval do mundo, e que hoje reúne nada menos que 1.500.000 foliões nas principais ruas e avenidas do Recife, naquela ocasião comandado pelo Enéas Freire, seu eterno presidente, que “Clube de Máscaras O Galo da Madrugada” aceitou o Galinho de Brasília como seu primeiro e único afilhado, embora estivesse sempre inconformado pelo fato do bloco não se chamar “Galo de Brasília” (O grande comandante sempre ponderava argumentando que o uso do diminutivo – Galinho – poderia passar a idéia de um bloco pequeno…), coisa que sempre refutávamos, argumentando que a denominação do bloco como “Galinho”, nada mais era que uma forma
carinhosa de tratar o nosso bloco, que assim vai sendo conhecido e reconhecido. Mas, esta é a única divergência entre o Clube de Máscaras O Galo da Madrugada e o Grêmio Recreativo da Expressão Nordestina – Galinho de Brasília. No mais, são apenas convergências, sendo que a principal delas é o respeito que ambas as agremiações devotam ao frevo, a ponto de não permitirem a execução de qualquer outro ritmo que não seja o frevo em seus carnavais.

plugins premium WordPress